Como um planejamento de obras pode evitar atrasos em construções - Giassi Ferro e AçoGiassi Ferro e Aço
A importância da mão de obra especializada na construção civil
A importância da mão de obra especializada na construção civil
17 de novembro de 2017
Normas da ABNT para a Construção Civil
Normas da ABNT para a Construção Civil
29 de novembro de 2017

Como um planejamento de obras pode evitar atrasos em construções

Como um planejamento de obras pode evitar atrasos em construções

Infelizmente, atrasos e desperdícios são situações comuns em obras. No entanto, isso pode e deve ser evitado adotando um bom planejamento.

É preciso levar em consideração que planejar uma obra, em primeiro lugar, vai lhe poupar muitas dores de cabeça. Ter uma ideia bem aproximada de quanto material precisará para cada etapa da obra permite que você possa se preparar. Além disso, o planejamento possibilita que você tenha, também, uma ideia de quando poderá entregar a obra.

São diferenciais como o gerenciamento eficaz de uma obra que fazem com que sua empresa se destaque no segmento.

Como fazer o planejamento de uma obra

Infelizmente, o planejamento minucioso de uma obra não é algo valorizado e estimulado. Porém, para aqueles que adotaram a medida, os benefícios falam por si só. Por esse motivo, vale a pena planejar o passo a passo de sua obra.

Veja abaixo alguns pontos importantes que deverão fazer parte do planejamento de sua obra.

Determinando as etapas da obra

Toda obra é composta por etapas. O planejamento permite que você e sua equipe estejam preparados para cobrir cada uma dessas etapas, cumprindo os prazos estabelecidos e com foco na eliminação do desperdício. Essas medidas resultam na redução de custos e de tempo.

Todos os profissionais que participarão da obra devem contribuir para a elaboração de um cronograma detalhado. Neste cronograma, deverão também estar contidas informações referentes às quantidades de materiais a serem compradas e o tempo de execução de cada atividade. Deve conter, ainda, a quantidade de membros da equipe que deverão ser contratados.

Um bom planejamento inclui, também, uma lista de fornecedores qualificados que permite a negociação de melhores preços e prazos.

Mão de obra especializada

Depois de definir as etapas da obra, é chegado o momento de contratar a mão de obra especializada. Lembre-se que, quanto mais especializada sua equipe, menores as chances de desperdício e retrabalho.

Profissionais qualificados executam suas tarefas em menor tempo, com maior qualidade e economia de recursos.

 

A tecnologia é sua aliada

Atualmente, já é possível contar com recursos tecnológicos para gerenciamento de equipes e trabalhos colaborativos. Por isso, não hesite em dispor desses recursos para economizar tempo e otimizar o trabalho em equipe.

O momento em que vivemos, tecnologicamente falando, não permite mais comunicação ineficiente. Quanto mais clara e objetiva for sua comunicação com a equipe, mais eficiente será o trabalho realizado.

Além disso, aplicativos e softwares para gerenciamento de obra permitem que você possa controlar orçamento e estoque de materiais com bastante precisão. Nestes casos, a tecnologia é seu braço direito em uma obra.

 

De olho no orçamento

O planejamento deve ser seguido rigorosamente e confrontado com o orçamento sempre que possível. Este controle permite que não apenas as etapas sejam cumpridas em seus prazos, mas também para detectar quaisquer situações de risco assim que aconteçam.

Desperdício de material, retrabalho, falta de colaboradores, etc., devem ser acompanhados de perto para que não afete a realização da obra. Tais situações tendem a virar bolas de neve, reduzindo a produtividade das equipes e desorganizando o planejamento.

Optar pelo planejamento e segui-lo com precisão protege seus recursos financeiros e a integridade de seu cronograma. Invista nesta ideia.