O que é Treliça? laje treliçada, treliça de ferro, treliça metalica -Giassi Ferro e Aço
Aço SAE 1020
Aço SAE 1020
5 de março de 2018
O Trefilação, Aço Trefilado e Tubo Trefilado é um processo industrial usado na fabricação de materiais de metal. Esse processo reduz a largura e aumento
Trefilação, Aço Trefilado e Tubo Trefilado
2 de abril de 2018

O que é Treliça?

A treliça é uma armação que pode ser feita de materiais como alumínio, aço, ferro e madeira e tem suas extremidades ligadas por nós.

Esse tipo de armação é resultado do cruzamento de elementos retos e rígidos e pode ser plano ou tridimensional.

As treliças são construídas de forma que suportam força de tração ou de compressão.

Como funciona

Para vencer vãos entre uma extremidade e outra, as treliças oferecem uma combinação complexa de esforços que permite sustentar estruturas.

Para entender como funciona uma treliça, é preciso saber:

Nós: quando se fala em nós, é nada menos do que o ponto de encontro das barras que formam cada unidade triangular.

Unidade triangular: quando três barras são unidas, o “triângulo” formado é um elemento que resulta na treliça. Esta é a base da treliça.

Aplicação da força: Nesse sentido, toda força sobre a treliça é colocada em cima desses nós, que é a junção das pontas de cada barra que forma a unidade triangular. Essa ação elimina os esforços de flexão e de torção.

Treliças planas e tipos de cargas que suportam: como foi mencionado, as treliças podem ser planas ou tridimensionais e os tipos de cargas devem ser equivalentes. Portanto, se a treliça for plana, a carga colocada sobre ela também deve ser.

Treliça estática: Para deixa-la estática, considere que a sua treliça possui sete pontos. Basta apoiar ou fixar dois desses nós em qualquer direção para tornar esta armação estática. Você pode colocar carga nos outros nós livres, que a treliça continuará estática.

Cabos de aço: é comum, principalmente em telhados, substituir algumas das barras que forma a unidade triangular por barras de aço. Para essa substituição, é preciso fazer cálculo de tração e compressão.

Como utilizar treliças

Além de serem estruturas mais leves, é recomendado usar treliças quando não é possível preencher grandes distâncias de vão.

Quando as vigas de concreto não podem fazer esse papel, as treliças são ideais.

As do tipo plano são as mais simples e comuns e agregam elemento arquitetônico por ser possível olhar através delas, além de permitirem passagem da luz. Essas treliças vencem vãos de até 100 metros de comprimento, em altura de até 10 metros.

As treliças podem ser utilizadas para:

  • Dar suporte às pontes de pedestres e de veículos
  • Dar suporte às estruturas de telhados
  • Dar suporta às estruturas de mezaninos
  • Pré-lajes
  • Vigotas
  • Vias de acesso de veículos
  • Torres de energia e telecomunicações
  • Arco de telhados
  • Passarelas
  • Como parte estrutural de uma casa

 

Vantagens de usar treliças na sua construção: Práticas e de fácil manuseio

Em primeiro lugar, as treliças são leves, aguentam impacto e forças de forma distribuída. A perfeita aderência ao concreto torna essa estrutura muito prática e de fácil uso.
Além disso, essa aderência garante mais segurança no suporte de construções.

Outra vantagem que contribui com a produtividade e a agilidade, é que as treliças são feitas sob medida. Isso significa que a obra já recebe a armação nas condições exatas para uso. Desse modo, agiliza-se a montagem.

Como você pode ver, as treliças são muito eficientes e oferecem segurança tanto quanto outras estruturas. Elas ainda promovem liberdade de criação, seja no formato plano ou tridimensional.