Qual a diferença entre o aço CA-50 e o aço CA-60? - Giassi Ferro e AçoGiassi Ferro e Aço
Lições que aprendemos com a arquitetura da Grécia
6 de setembro de 2018
Como funciona a reciclagem de resíduos sólidos da construção civil?
4 de outubro de 2018

Qual a diferença entre o aço CA-50 e o aço CA-60?

Para garantir a segurança e perfeição da construção, bem como atender às exigências dos órgãos reguladores,   é necessário apostar no tipo de aço ideal para a estrutura. Os vergalhões, comumente utilizados na armação de pilares, vigas, fundações e lajes, são encontrados em aço do tipo CA-50 e do CA-60.

O número gravado na estrutura das barras de aço representa a resistência que o aço permite ao escoamento. Para você entender melhor: o CA-60 apresenta resistência de 60 kgf/mm2 (600 Mpa), enquanto o CA-50 resiste à  50 kgf/mm2 (500 Mpa).

Mas você conhece as diferenças, características e finalidades entre os dois tipos? Eles se diferenciam, basicamente, pela sua composição química e resistência. Acompanhe nosso conteúdo e saiba mais!

Aço CA-50

O  aço do tipo CA-50 proporciona muito mais segurança a estrutura, uma vez que seus padrões de fabricação são superiores aos exigidos pela NBR 7480. Outro destaque é a sua grande aderência ao concreto.

O CA-50 é disponibilizado em barras retas e dobradas. As barras retas possuem 12 metros de comprimento. As dimensões das barras dobradas variam, uma vez que podem ser produzidas em quantidades personalizadas, de acordo com a demanda da obra.

Os vergalhões do CA-50 que possuem entre 10mm e 40mm oferecem algumas vantagens extras, como a capacidade de solda a topo. É comumente, e perfeitamente, utilizado em estruturas mais pesadas, como a de concreto armado.

 

Especificações técnicas

  • Bitola (mm): 6,3 a 40
  • Massa nominal (kg/m): 0,25 a 9,865
  • Tolerância (%): 7 a 4
  • Seção nominal (mm²): 31,2 a 1265,6)

 

Aço CA-60

O aço do tipo CA-60 também atende às exigências da ABNT NBR 7480, além da certificação emitida pela ABNT/Inmetro. Além de oferecer uma excelente aderência – assim como o CA-50, o CA-60 dispõe de alta soldabilidade, prevenindo também a fissuração do concreto.

A disponibilidade é idêntica ao CA-50: em barras retas de 12 metros ou, conforme demanda e necessidade, em barras dobradas. Além disso, o CA-60 oferece uma boa diversidade de aplicações: pode ser utilizado na produção de vigotas de lajes pré-fabricadas, treliças, armações para tubos, pré-moldados, dentre outros.

 

Especificações técnicas

  • Bitola (mm): 4,2 a 9,5
  • Massa nominal (kg/m): 0,109 a 0,558
  • Tolerância (%): 6
  • Seção nominal (mm²): 13,9 a 70,9

 

Conhecendo as diferenças e aplicações entre os dois tipos de aço é possível escolher o que mais oferece resistência e aderência ao seu projeto. Consulte a Giassi Ferro e Aço e obtenha informações mais detalhadas sobre nossos produtos.