Qual a diferença entre a serralheria e a marcenaria? - Giassi Ferro e AçoGiassi Ferro e Aço
Como surgiu a construção civil?
28 de junho de 2018
O crescimento da construção civil em 2018
13 de julho de 2018

Qual a diferença entre a serralheria e a marcenaria?

Saber a diferença entre a serralheira e a marcenaria facilita na hora de recorrer aos profissionais certos para obter soluções pontuais para a sua casa ou obra.

A essência do trabalho dessas duas atividades é muito diferente e você verá como esse é um detalhe que irá influenciar na sua escolha.

Pense no que você precisa nesse momento:

  • Algo estrutural em um tipo de metal, como corrimões, portões, grades, esquadrias ou janelas?
  • Ou objetos em madeira úteis para a casa, como móveis e peças decorativas?

Veja que responder a uma dessas perguntar irá direcionar o profissional correto. Acompanhe as definições a seguir:

A Marcenaria

A marcenaria é o estabelecimento que trabalha com madeira. Embora seja comum que haja móveis em exposição na entrada desses locais, não é sua única atividade.

Ali se faz fabricação, montagem e reparação de móveis, criação de painéis, objetos de decoração e utilitários e outros projetos em madeira.

A marcenaria pode usar madeira maciça ou folhas de madeira, MDF e outros laminados de madeira industrializados.

A depender do projeto, o marceneiro pode criar um objeto do zero de acordo com as medidas e especificações solicitadas pelo cliente.

Muitas pessoas também recorrem às marcenarias por causa dos entalhes e detalhes dos móveis e objetos decorativos feitos de forma precisa e delicada.

A Serralheria

A serralheria produz peças em metais essenciais para obras de construção, como grades, portas, portões, janelas, esquadrias e estruturas metálicas.

O ferro e o alumínio são algumas das matérias-primas básicas do serralheiro.

A serralheria pode fazer parte de um canteiro de obras, o que facilita a produção de estruturas, por exemplo.

Outra forma comum desse estabelecimento ser encontrado é como oficina ou indústria.

O que mais diferencia o marceneiro do serralheiro?

A marcenaria pode ser considerada um trabalho em madeira mais artístico e menos industrial. Móveis sob medida, por exemplo, primam pelo acabamento.

É o marceneiro aquele profissional confiável que você pode consultar para criar utilitários, como baús e cadeiras e peças decorativas. É comum que algumas marcenarias se especializem em um tipo de serviço.

Já a serralheira oferece materiais indispensáveis para uma construção ou estrutura, basta pensar nas esquadrias, toldos e também nos portões automáticos.

Você pode tanto encontrar uma serralheira que faz diversos produtos e em tipos de metais ou especializadas em portões e apenas em ferro, por exemplo.

Ao saber a diferença entre a serralheria e a marcenaria, fica mais fácil solicitar o serviço que atende a sua necessidade, não é mesmo?