Normas da ABNT para a Construção Civil - Giassi Ferro e AçoGiassi Ferro e Aço
Como um planejamento de obras pode evitar atrasos em construções
Como um planejamento de obras pode evitar atrasos em construções
21 de novembro de 2017

Normas da ABNT para a Construção Civil

Normas da ABNT para a Construção Civil

A Norma de Desempenho de Edificações foi criada e elaborada pela ABNT (Associação Brasileira de Normas e Técnicas) em 2013. Esta Norma é a NBR 15575, que tem por objetivo determinar as exigências mínimas de conformidade e de segurança para imóveis.

A NBR 15575 reúne, ao todo, 881 normas para a construção civil, que vão garantir a qualidade e segurança das obras. Deste total, 13 normas são referentes à viabilidade, contratação e gestão; 64 normas referentes à execução dos serviços e 2 normas referentes à manutenção. 496 normas foram determinadas para garantir desempenho, projeto, especificação de materiais e sistemas construtivos. Por fim, 306 normas foram criadas para determinar o controle tecnológico.

A Norma de Desempenho NBR 15575

A NBR 15575 está dividida em seis categorias:

  • Requisitos gerais de uma obra.
  • Sistemas de estrutura.
  • Sistemas de vedação.
  • Sistemas de pisos.
  • Sistemas de cobertura.
  • Sistemas hidrossanitários.

A Norma determina critérios mínimos de qualidade e segurança em cada uma destas categorias. Estabelece, ainda, metodologias de mensuração destes sistemas para que se comprove que estão dentro do padrão determinado.

Veja abaixo, uma pequena amostra das proposições das normas reunidas na NBR 15575.

  • Sistemas de estrutura: a NBR 15575 determina as especificações de estabilidade e resistência de cada construção sem que apresente rachaduras ou falhas. Determina, também, uma metodologia de medição de impactos.
  • Sistemas de vedação: a NBR 15575 determina os níveis internos de variação de temperatura dos ambientes obrigatório de acordo com a região em que o imóvel se encontra. As paredes internas e externas precisam garantir a proteção acústica e conforto térmico.
  • Sistemas de cobertura: a Norma estabelece o peso que a cobertura deve suportar e quantas horas ela deve resistir ao fogo antes de ceder. Ainda de acordo com a NBR15575, a altura mínima do pé direito de uma construção é de 2,5 metros, podendo variar em corredores e banheiros.
  • Sistemas de piso: a Norma determina que os pisos devem suportar impactos específicos e oferecer segurança mínima quanto à escorregões.
  • Sistemas hidrossanitários: a Norma estabelece que todas as edificações devem estar conectadas a rede de esgoto e oferecerem uma alternativa referente ao tratamento dos dejetos. A NBR 15575 determina, também, a pressão mínima que os canos de água devem suportar. Além disso, as tubulações que não estiverem escondidas deverão suportar até cinco vezes o seu peso. Dessa forma, garante-se que não apresentem rachaduras, fissuras ou estourem com facilidade.

NBR 15575: pontos de destaque

Acompanhe abaixo alguns pontos de destaque da Norma de Desempenho:

  • Todo projeto deve apresentar sua vida útil, além de incluir toda a memória de cálculo e relacionar todas as normas adotadas, sejam elas brasileiras ou estrangeiras. Ademais, deverá apresentar o periocidade de manutenções e trocas de peças.
  • Durante a construção, manutenção ou instalação, lajes e telhados devem suportar o peso dos colaboradores. A carga vertical mínima determinada é de 1,2kN.
  • Instalações de gás e elétricas, bem como pisos, revestimentos e materiais de acabamento devem receber cuidados especiais do responsável pela obra. Eles devem dificultar a propagação de fogo e facilitar a fuga de pessoas no caso de incêndio.

Observar as determinações da NBR 15575 é garantir que a sua obra seja realizada com segurança e qualidade. Fique atento.