As diferenças entre o aço usado na construção civil e o aço mecânico industrial

Está sem tempo para ler? Aperte o reproduzir abaixo e ouça o post em áudio!

O aço é um material muito usado para diferentes aplicações. construção civil, indústria e eletrodomésticos são alguns exemplos.

Já fizemos aqui um artigo que fala sobre as diferenças e principais aplicações desse material. Você pode acessar clicando aqui.

Mas, você conhece qual a diferença do aço para construção civil e do aço mecânico industrial? Se ainda não, continue a leitura abaixo para entender a definição de cada um e a diferença entre eles.

 

Aço para construção civil

O aço é frequentemente usado na construção civil por ser um material mais acessível, barato, ter alta resistência e oferecer mais segurança que a maioria das outras opções. O aço usado nesses casos costuma ser formado por aço carbono com alguma quantidade de elemento de liga.

Na construção civil, principalmente aqui no Brasil, o aço é utilizado em concreto armado. Ele é inserido dentro da estrutura para que ela tenha mais resistência e tração. O material ainda apresenta boa aderência e deformações compatíveis com o concreto.

Os aços mais utilizados para esse tipo de estrutura são o CA-50 e o CA-60, que possuem resistência de escoamento de 50 kgf/mm² e 60 kgf/mm².

 

Aço mecânico industrial

O aço mecânico industrial tem uma utilização diferente do destinado à construção civil. Aqui, o aço é usado principalmente para fabricar peças como rolamentos, eixos, engrenagens, máquinas que fazem os produtos de consumo, entre outros.

A composição do aço mecânico também contém aço carbono, porém com baixo teor de liga. É importante ressaltar que o aço está presente em praticamente todos os locais na indústria, se tornando um elemento muito importante para esse setor.

 

As diferenças entre o aço usado na construção civil e o aço mecânico industrial

Você já conseguiu identificar as principais diferenças entre eles?

São bem básicas: no primeiro caso, o aço é destinado a construções de grande porte. No segundo, à fabricação de ferramentas e máquinas da indústria. Ou seja, suas propriedades se diferem quando relacionadas à aplicação e composição.

Quando falamos de construção civil, o aço é ideal para manter a obra segura e ainda oferecer um material mais barato às construtoras. Ele é utilizado principalmente em obras como edifícios, pontes e até casas.

Já o aço mecânico é procurado para a fabricação de ferramentas necessárias na indústria, com o objetivo de construir bens de consumo.

 

É importante conhecer essas diferenças para conseguir escolher o melhor material para o seu projeto. Converse com a Giassi Ferro e Aço para ter um especialista na área ajudando você.