Quais são os indicadores de segurança do trabalho?
Está sem tempo para ler? Aperte o reproduzir abaixo e ouça o post em áudio!
Segurança do Trabalho é um assunto muito importante. Afinal, além de preservar a saúde e a vida dos colaboradores, também evita que a empresa ganhe multas por não seguir as regras.
Porém, muitas empresas ainda não seguem as leis rigorosamente e acidentes acontecem. Por isso, separamos abaixo os principais indicadores para você acompanhar e identificar se as leis estão sendo seguidas na sua empresa.
Quantidade de treinamentos realizados
O treinamento é extremamente importante para os funcionários estarem em conformidades com as leis de Segurança do Trabalho. Identifique a periodicidade desses treinamentos e crie uma frequência para realiza-los.
Assim, você pode analisar se os incidentes aumentaram ou diminuíram com os treinamentos.
Inspeções de segurança
As inspeções são importantes para identificar o estado do prédio, dos veículos, das maquinas, ferramentas entre outros. A própria empresa marca essas inspeções e por isso, é preciso ter um planejamento de quando serão feitas.
Assim, é possível acompanhar os indicadores para verificar se todas as inspeções programadas realmente foram realizadas.
Número de não conformidades detectadas
Você também pode criar um indicador para acompanhar o número de não conformidades detectadas na empresa. É fácil de fazer. Você só precisa calcular a relação entre o número de inspeções realizadas e a quantidade de não conformidades encontradas. Contudo, é importante lembrar que toda não conformidade é um problema e precisa ser corrigida o mais rápido possível.
Exames de Saúde
Além de manter a empresa dentro das regras de Segurança do Trabalho, é preciso também se preocupar com a saúde dos colaboradores. Alimentação no refeitório, estresse causado pelo trabalho ou até problemas como LER (lesão por esforço repetitivo).
Aliás, é possível criar um indicador nesse caso para medir o número de pessoas que deveriam fazer os exames e o número que realmente fez.
Número de reuniões da CIPA
Você precisa criar indicadores para analisar se o número de reuniões da CIPA (comissão que gere a Segurança do Trabalho na empresa) está adequado. Se a CIPA passa um tempo grande sem se reunir, algumas situações de risco podem deixar de serem debatidas e a empresa não está se prevenindo.
Custo com multas
O Ministério do Trabalho, frequentemente, faz inspeções de segurança nas empresas para ter certeza de que as leis de Segurança do Trabalho estão sendo seguidas. Caso haja alguma irregularidade, é aplicada uma multa.
Entretanto, é possível ter como um indicador o custo dessas multas. Isso porque você pode comparar quanto foi pago nos anos anteriores e saber se a empresa está evoluindo, com menos problemas, ou se o valor aumentou. Assim, é possível aplicar as medidas necessárias para correção do que ainda é necessário.
Eventualmente, fica mais difícil acompanhar o desempenho e a evolução da aceitação das leis de Segurança do Trabalho a partir desses indicadores. Começar a avaliar cada um deles com frequência vai ajudar a manter tudo nas conformidades.