10 curiosidades sobre o aço

Um dos materiais mais utilizados em construções, o aço também é campeão em uso em outros segmentos de mercado. Porém, o que muitos desconhecem é que essa liga metálica feita a partir de ferro e carbono e de vida útil longa possui características curiosas.

Separamos para você 10 curiosidades sobre o aço que você não sabia. Acompanhe.

 

1. Ecologicamente correto e compatível com todos os outros materiais

Você sabia que o aço é 100% reciclável? Devido a sua longa vida útil e essa característica ecologicamente correta, o aço está presente em praticamente todas as construções brasileiras. Além disso, esse material é tão versátil que entre em perfeito equilíbrio com todos os outros materiais utilizados nas construções, como o concreto e a madeira.

2. Volta à sua forma original em pouco tempo.

Cinco anos. Este é o tempo que o aço, quando devolvido à natureza, enferruja e retorna à sua forma original, minério de ferro, não degradando o solo e não prejudicando o meio ambiente.

3. Solução eficiente na economia de energia

Outra característica importante sobre o aço é que possui uma capacidade alta de isolamento e, ao mesmo tempo, baixa capacidade de inércia térmica, o que contribui para que economize energia e possa ser utilizado em diversos segmentos industriais.

4. Solução para redução do prazo de construções

As construções com aço são mais rápidas, o que resulta em menores prazos de entrega e o retorno financeiro mais ágil para os segmentos de construção e imobiliário.

5. Resistente até à corrosão

Mesmo quando expostos ao meio ambiente sem quaisquer tipos de camadas protetoras, o aço apresenta um sistema de autorresistência. Uma camada aderente e impermeável de óxido é formada, chamada de pátina, protege as superfícies. Esse tipo de aço é chamado de aço patinável e sua durabilidade é de, pelo menos, três vezes mais que a do aço tradicional.

Esse tipo de aço é o mais utilizado em estruturas de prédios, viadutos, torres, pontes, entre outros.

6. Ainda mais resistência

O aço zincado também é muito utilizado em superfícies mais expostas, pois oferece ainda mais proteção contra as mudanças climáticas.

7. Proteção contra agressões e contaminações

Embalagens feitas de aço oferecem proteção eficiente contra a luz, bactérias e vírus, além de outros predadores naturais como os insetos. No entanto, o aço também oferece uma proteção mecânica quando acondiciona outros elementos: é resistente a quedas e choques em transporte, por exemplo.

8. Um dos elementos mais utilizados desde a antiguidade

Informações históricas indicam que o aço já era utilizado pelas civilizações do antigo Egito. De acordo com informações colhidas por historiadores e antropólogos, materiais de combate, como facas, lanças e espadas, eram feitos por meio da manipulação do aço por forjadores e ferreiros da época.

O aço era, ainda, combinado com outros elementos químicos para aumentar sua resistência e eficiência no combate.

9. Indicador econômico

O aço é, também, um importante indicador de economia e infraestrutura de um país. Alguns índices de desenvolvimento são realizados de acordo com a produção desta liga metálica.

10. É o mais versátil dos elementos de longa duração

O aço é tão versátil que é utilizado de diversas formas em praticamente todos os segmentos industriais: desde construções até brinquedos.