As diferenças entre o ferro e o aço e suas diferentes aplicações na construção civil.

Se você trabalha com construção civil deve conhecer e lidar frequentemente com o ferro e o aço. Mas você já se perguntou qual a diferença entre eles? Então, neste texto você saberá um pouco mais sobre esse assunto. Igualmente, também descobrirá como aplicar esses dois materiais na construção civil.

A diferença entre o ferro e o aço

Se você acha que é complicado entender a diferença entre o ferro e o aço, pode ficar tranquilo. É bem fácil!

O ferro é um minério encontrado na natureza. Então, por ser uma matéria-prima mais cara, é mais incomum encontrá-lo em seu estado puro. Enquanto o aço é um derivado do ferro. Ele foi criado com a intenção de ser um material mais resistente e de fácil utilização.

Os diferentes tipos de aço

Existem inúmeros tipos de aço no mercado. Dessa forma, na maioria das vezes, eles se diferem pela composição, forma ou aplicação. Aqui, vamos falar um pouco das diferenças de composição. Depois abordaremos suas diversas aplicações.

  • Aço Carbono: Esse tipo de aço tem em sua composição somente ferro e carbono. Algumas vezes, podem existir outros elementos, porém, em quantidade insuficiente para alterar a propriedade do material.
  • Aço Liga: A diferença desse aço para o carbono é que, além do ferro e do próprio carbono, ele contém também outros elementos em proporções maiores. Dessa forma, ele pode alterar as propriedades químicas ou mecânicas. Esses elementos são adicionados para que o aço seja mais resistente e fácil de usar.

Os diferentes tipos de ferro

Na construção civil, o ferro pode ser utilizado de diferentes formas. É válido lembrar a importância de identificar o melhor tipo de ferro para usar como você deseja. Assim, não corre risco de nenhuma fundação ceder e garante a qualidade da obra.

Alguns tipos de ferro são as telas e treliças, os arames, vergalhões, estribos e os pregos, que são também utilizados no dia a dia, em casa.

Aplicação de ferro e aço na construção civil

Como citado anteriormente, o ferro e o aço são materiais diferentes. Por isso, na hora de aplicar esses materiais na construção civil, é preciso ter atenção em qual é o ideal.
O aço pode ser utilizado de duas formas. A primeira é na edificação, onde toda a estrutura de base é feita por componentes de aço. Alguns exemplos: vigas, treliças, pilares. Além disso, pode ser aplicado em forma de armadura, ajudando a compor o concreto armado.
O ferro também pode ser utilizado como estrutura de base, assim como o aço. Ele é escolhido principalmente em construções de grande porte, como pontes, edifícios ou ferroviárias.
Já na construção de uma casa as diferenças são bem claras. O ferro é utilizado para portas, janelas, barras de ferro. O aço já se aplica melhor em materiais sanitários, torneiras ou barras de aço para sustentação.

Segurança para construir com ferro e aço

Você já deve saber o quão importante é encontrar materiais de qualidade para uma construção, né?! Para a obra ser um sucesso e você não enfrentar problemas, tenha certeza de que está comprando de uma empresa confiável, com propriedade no assunto e experiência no ramo.
Se você está procurando um bom lugar para comprar esses materiais e construir tranquilo, a Giassi Ferro e Aço pode te ajudar! A empresa conta com as melhores soluções para a construção civil. Aí, é só construir sem preocupação.