Como economizar na compra de materiais para a sua obra
Está sem tempo para ler? Aperte o reproduzir abaixo e ouça o post em áudio!
Construções e reformas tendem a serem processos que geram muito stress e gastos além do esperado.
É fato que os materiais para construção não são baratos. Por esse motivo, é preciso muita atenção para adquirir materiais que ofereçam a melhor relação custo e benefício. O ideal é comprar materiais de qualidade que, embora com o preço mais elevado, apresentem maior durabilidade.
Separamos abaixo algumas dicas para que você possa economizar na hora de comprar os materiais para a sua obra. Confira!
Planejamento é fundamental
Planejar a sua obra antes de iniciá-la é a melhor maneira de controlar gastos e o surgimento de imprevistos. Por isso, fazer uma planilha de custo para cada etapa da obra é uma medida inteligente para construir gastando menos.
Como parte do planejamento, considere, também, a opinião de quem entende do assunto. Consulte um engenheiro ou mestre de obras experiente que poderá lhe alertar sobre detalhes da obra que podem passar despercebidos.
Mesmo assim, vale a pena reservar uma quantia para gastos inesperados. Dessa forma, você não será pego de surpresa e poderá enfrentar as situações sem dores de cabeça.
Escolha a equipe que fará a obra com cuidado
Muita gente erra na hora de escolher a equipe que fará a obra. Essa é a tipo de situação em que o barato pode sair muito caro no final. Sendo assim, vale mais a pena contratar uma equipe de profissionais capacitados, mesmo gastando um pouco a mais.
Uma equipe que sabe trabalhar aproveitará melhor os materiais, controlando o fluxo dos insumos e dando atenção a cada detalhe. No final, a escolha por uma equipe habilitada reverterá em uma obra segura, bem feita e mais barata.
Pesquise bastante antes de comprar
A diferença de preços entre um estabelecimento e outro chega a ser gritante. Por isso, antes de sair comprando, dedique-se em pesquisar os melhores materiais e os melhores preços.
Ofertas e descontos por compra em quantidades grandes também valem a pena serem estudadas na hora de comprar o material da sua obra.
Setorize a compra do material
Não adianta comprar tudo de uma vez, mesmo já sabendo de antemão o que irá precisar para a obra inteira. A melhor maneira de tirar o máximo proveito de seu tempo e dinheiro é comprando por etapa da construção.
Peça ao mestre de obras que divida a obra em etapas e faça uma lista completa dos materiais que precisará para cada uma delas. Assim, você terá tempo de se organizar financeiramente e se dedicar à procura dos melhores preços para cada fase.
Cuidado com o armazenamento dos materiais
Um dos grandes responsáveis pelo alto custo das obras é o desperdício de material, principalmente por causa da armazenagem. De nada adianta pesquisar e comprar um material de qualidade e preço bom, se não for armazenado de forma correta.
Por esse motivo, procure manter seu material longe da chuva, vento e outros fatores que possam comprometer a qualidade e causar desperdício.
Agora é com você. Boa obra!