Como evitar a corrosão e oxidação do ferro

Você sabia que o ferro é um dos materiais mais fáceis de sofrer corrosão ou oxidação? E mesmo com essa desvantagem, ele continua sendo muito utilizado na engenharia, já que é um dos materiais mais baratos do mercado.

Pensando em você que utiliza ele normalmente no dia a dia, fizemos este artigo para explicar porque esse desgaste ocorre e quais as medidas que você pode tomar para evitá-lo.

Corrosão e oxidação do ferro

A corrosão e a oxidação do ferro são bem naturais de acontecer. Elas ocorrem porque o material entra em contato com o oxigênio do ar ou da água, causando então, esse desgaste.

Alguns fatores auxiliam na aceleração dessa corrosão. Um deles é o local onde o material se encontra. Regiões próximas do mar, por exemplo, possuem uma oxidação bem mais avançada. Isso acontece porque existe uma grande quantidade de íons que auxiliam no desenvolvimento do desgaste.

Além disso, regiões industriais também sofrem com esse processo de forma mais rápida, tornando menor a vida útil de algumas máquinas.

Qual a diferença entre corrosão e oxidação?

Essa é uma dúvida que muitas pessoas têm, mas é bem fácil de entender.

A oxidação (também chamada de ferrugem) forma uma camada marrom avermelhada sobre o material. Ela pode ser superficial e, muitas vezes, até aceita em alguns materiais.

Já a corrosão é um processo de decomposição, assim, o material solta pedaços e sua aplicação é comprometida.

Quando a oxidação é permitida?

Como dito acima, quando a oxidação ou ferrugem do material é superficial, ela é permitida e o material ainda pode ser aplicado. Isso acontece porque a estrutura não foi comprometida e a peça ainda serve para o uso.

Mas vale lembrar que barras e fios de aço que serão utilizados para armaduras de concreto armado não podem ter nenhum tipo de desgaste, seja esfoliação, corrosão, mancha de óleo, entre outras.

Como evitar a corrosão e oxidação do ferro?

Existem algumas atitudes que você pode começar a tomar para evitar essa oxidação ou corrosão. Vamos mostrar algumas delas abaixo:

• Evite o contato do material com a água (nem para limpeza);

• Cuide do local onde ele será estocado ou armazenado, tratando a superfície com cromato de sódio;

• Evite a exposição à umidade e ao ar;

• Mantenha os objetos sempre bem limpos;

• Pinte as peças, tirando antes a gordura da sua superfície com álcool e deixe secar sozinho. Depois, pinte com uma subcapa para metal e uma tinta de esmalte;

• As superfícies de ferro e aço devem ser cobertas de óleo ou outros líquidos lubrificantes;

• Galvanize os objetos.

Agora que você já sabe como evitar a corrosão ou oxidação do ferro, é só tomar o cuidado correto para usar o material com qualidade e evitar os riscos.