Como montar sua serralheira
Está sem tempo para ler? Aperte o reproduzir abaixo e ouça o post em áudio!
Assim como qualquer negócio, montar sua serralheira exige um pensamento mais empreendedor.
Que seja para ser o próprio chefe ou trabalhar com mais pessoas, avalie o mercado antes de entrar no segmento.
E não se esqueça que o modo de fazer as coisas mudam. Ao montar sua serralheria, você descobrirá isso ao longo do caminho.
1. O mercado
Os clientes da serralheria estão principalmente na Construção Civil. Mas considere também pessoas físicas que fazem reformas e construções residenciais.
Fique atento para as tendências do mercado e lance um planejamento estratégico para atender as demandas de cada tipo de cliente.
Você pode escolher maneiras diferentes de trabalhar:
- Sob encomenda: o que significa depender das demandas tanto de pessoa física quanto de pessoa jurídica.
- Parceria: contrato para produção de materiais que irão abastecer lojas e construções por períodos mais longos.
Mesmo quando se trabalha em parceria com empresas de grande porte, baixas no mercado e na economia podem ocorrer. Ofereça outros serviços para completar o orçamento, como a manutenção.
Competitividade
Ao montar sua serralheria, não se esqueça da competitividade. Você encontrará excelentes profissionais. Destaque-se com conhecimento especializado no ramo e mão de obra igualmente qualificada.
Inovação e tecnologias
Esteja em dia com os seus conhecimentos na área. Procure também saber o que há de novidade em tecnologias e inove na produção dos produtos. Ficar para trás é perder investimento e espaço no mercado.
2. Localização
Montar sua serralheria sem pensar na localização é um erro grave.
- Qual a demanda na região? Os clientes procuram clientes em outras localidades mais distantes?
- Há área para carga e descarga de caminhões?
- Opte por áreas industriais se houver e fique mais perto de potenciais clientes.
- Procure bairros que se beneficiariam com o seu serviço.
E identifique a sua empresa: depois de escolher o lugar apropriado, identifique o nome do seu negócio de uma forma bem visível e atraente.
3. Legalize a sua empresa
Você só poderá abrir as portas oficialmente depois de legalizar o seu negócio e cumprir todas as exigências.
Formalize a serralheria como empresa e obtenha também o alvará municipal de funcionamento.
4. Estrutura e Equipamentos de serralheria
Pequeno, médio ou de grande porte?
Responder a essa pergunta irá definir o orçamento para a aquisição do espaço e montagem da estrutura: área de atendimento, produção, estoque, administração e até mesmo uma loja para expor os seus produtos.
Já a quantidade de equipamentos varia muito, como: furadeira de impacto, esmerilhadeira, lixadeiras e etc.
E dê total atenção aos equipamentos de proteção individual (EPI), que são essenciais e obrigatórios e você deve fornecê-los para a sua equipe de serralheiros.
5. Funcionários
Você será o próprio chefe, mas terá funcionários. Escolha profissionais que irão trabalhar nos pontos mais importantes da serralheria: equipe de serralheiros, recepção, administração, contabilidade e limpeza.
6. Estoque
Além de saber como armazenar cada matéria prima, você deve gerenciar também a quantidade de produtos em estoque.
7. Crie um processo de produção ágil
Muitos são os passos para a produção de um produto, que vai do recebimento de uma matéria prima até o produto em si.
Desenvolva um processo que ajude a organizar a produção da serralheria.
8. Use softwares de gestão
Procure um software de gestão que organize e integre todos os departamentos da empresa.
Ter fácil acesso e total controle do seu negócio facilita uma visão geral e detalhada do andamento de sua serralheria.
9. Divulgue muito
Esteja presente nas redes sociais, crie um site e divulgue o seu negócio. Montar uma serralheria e ter sucesso depende também do quanto as pessoas sabem o que você faz.
10. Participe de eventos do setor
Em eventos do mercado de serralheria, você conhecerá potenciais clientes, fornecedores de matéria prima e investidores.