Como montar sua serralheira

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Assim como qualquer negócio, montar sua serralheira exige um pensamento mais empreendedor.

Que seja para ser o próprio chefe ou trabalhar com mais pessoas, avalie o mercado antes de entrar no segmento.

E não se esqueça que o modo de fazer as coisas mudam. Ao montar sua serralheria, você descobrirá isso ao longo do caminho.

 

1. O mercado

Os clientes da serralheria estão principalmente na Construção Civil. Mas considere também pessoas físicas que fazem reformas e construções residenciais.

Fique atento para as tendências do mercado e lance um planejamento estratégico para atender as demandas de cada tipo de cliente.

Você pode escolher maneiras diferentes de trabalhar:

  • Sob encomenda: o que significa depender das demandas tanto de pessoa física quanto de pessoa jurídica.
  • Parceria: contrato para produção de materiais que irão abastecer lojas e construções por períodos mais longos.

Mesmo quando se trabalha em parceria com empresas de grande porte, baixas no mercado e na economia podem ocorrer. Ofereça outros serviços para completar o orçamento, como a manutenção.

Competitividade

Ao montar sua serralheria, não se esqueça da competitividade. Você encontrará excelentes profissionais. Destaque-se com conhecimento especializado no ramo e mão de obra igualmente qualificada.

Inovação e tecnologias

Esteja em dia com os seus conhecimentos na área. Procure também saber o que há de novidade em tecnologias e inove na produção dos produtos. Ficar para trás é perder investimento e espaço no mercado.

 

2. Localização

Montar sua serralheria sem pensar na localização é um erro grave.

  • Qual a demanda na região? Os clientes procuram clientes em outras localidades mais distantes?
  • Há área para carga e descarga de caminhões?
  • Opte por áreas industriais se houver e fique mais perto de potenciais clientes.
  • Procure bairros que se beneficiariam com o seu serviço.

E identifique a sua empresa: depois de escolher o lugar apropriado, identifique o nome do seu negócio de uma forma bem visível e atraente.

 

3. Legalize a sua empresa

Você só poderá abrir as portas oficialmente depois de legalizar o seu negócio e cumprir todas as exigências.

Formalize a serralheria como empresa e obtenha também o alvará municipal de funcionamento.

 

4. Estrutura e Equipamentos de serralheria

Pequeno, médio ou de grande porte?

Responder a essa pergunta irá definir o orçamento para a aquisição do espaço e montagem da estrutura: área de atendimento, produção, estoque, administração e até mesmo uma loja para expor os seus produtos.

Já a quantidade de equipamentos varia muito, como: furadeira de impacto, esmerilhadeira, lixadeiras e etc.

E dê total atenção aos equipamentos de proteção individual (EPI), que são essenciais e obrigatórios e você deve fornecê-los para a sua equipe de serralheiros.

 

5. Funcionários

Você será o próprio chefe, mas terá funcionários. Escolha profissionais que irão trabalhar nos pontos mais importantes da serralheria: equipe de serralheiros, recepção, administração, contabilidade e limpeza.

 

6. Estoque

Além de saber como armazenar cada matéria prima, você deve gerenciar também a quantidade de produtos em estoque.

 

7. Crie um processo de produção ágil

Muitos são os passos para a produção de um produto, que vai do recebimento de uma matéria prima até o produto em si.

Desenvolva um processo que ajude a organizar a produção da serralheria.

 

8. Use softwares de gestão

Procure um software de gestão que organize e integre todos os departamentos da empresa.

Ter fácil acesso e total controle do seu negócio facilita uma visão geral e detalhada do andamento de sua serralheria.

 

9. Divulgue muito

Esteja presente nas redes sociais, crie um site e divulgue o seu negócio. Montar uma serralheria e ter sucesso depende também do quanto as pessoas sabem o que você faz.

 

10. Participe de eventos do setor

Em eventos do mercado de serralheria, você conhecerá potenciais clientes, fornecedores de matéria prima e investidores.