Cuidados com ferragens na construção civil
Está sem tempo para ler? Aperte o reproduzir abaixo e ouça o post em áudio!
As ferragens são frequentes no dia a dia de um trabalhador da construção civil. Você, com certeza, já sabe que precisa adquirir esses materiais com qualidade. Mas, você sabe como preservá-los no canteiro de obras?
Assim, no artigo abaixo explicamos um pouco mais sobre as ferragens e quais os cuidados você precisa ter com elas. Acompanhe para entender melhor.
Tipos de ferragens
Existem diversos tipos de ferragens. Por isso, explicamos alguns deles abaixo para você conferir.
Vergalhões
A principal função dos vergalhões é compor as armaduras das obras. Então, eles são feitos de barras de aço com um comprimento de, em média, 12 metros e diâmetros que variam bastante: de 2,4 mm a 40 mm. Dessa forma, é possível, ainda, encontrar diferentes tipos de vergalhões no mercado da construção civil, com resistência e composição química diversas.
Telas soldadas nervuradas
As telas soldadas nervuradas são compostas por fios de aço CA 60. Esses fios são soldados e formam um elemento em forma de malha quadrada ou retangular. O diâmetro da ferragem e o espaçamento entre os fios pode ser variável, permitindo, assim, a escolha de uma malha específica para o local onde será utilizada.
As telas são usadas em armações de lajes, radiers, paredes de concreto armado, pisos de concreto armado de alto desempenho, piscinas, tanques, entre outros.
Treliças nervuradas
As treliças nervuradas são comumente usadas em construções de lajes treliçadas e em materiais pré-fabricados. Isso porque oferece uma grande facilidade de manuseio, além de ser mais rápida e barata.
Arame recozido
Esse material é conhecido por ser maleável. Isso porque ele é produzido com um baixo teor de carbono e é muito utilizado para montar e fixar armaduras. Essa maleabilidade é vista quando, pode ser utilizado em estruturas de concreto armado de qualquer tamanho, tanto as menores, quanto as grandes obras.
Fios e cordoalhas
As cordoalhas são cabos feitos de aço por uma união de diversos fios estabilizados e aplicados no concreto protendido. Assim como as cordoalhas, os fios também são feitos de concreto protendido e assim, recebem um esforço de protensão em suas extremidades.
Você pode encontra-las em diversos diâmetros para, assim, adequar ao tamanho ideal da sua obra.
Cuidados com as ferragens na construção civil
Além de comprar materiais de qualidade, você precisa tomar alguns cuidados para preservar o aço e manter uma estrutura eficiente nas obras. Abaixo, então, conheça alguns pontos que você deve manter atenção.
- Movimentação: Quando o aço chegar no canteiro de obras, ele deve ser descarregado com equipamentos de movimentação vertical. É necessário também isolar o caminho em que as barras irão percorrer até o estoque.
- Armazenamento: É necessário evitar armazenar os materiais em local úmido e em contato direto com o solo. Assim, você retardada o processo de corrosão causado pela ferrugem. Além disso, é preciso encontrar um local em que o aço fique próximo ao lugar em que será usado, para evitar transportes complicados.
- Entrega de materiais: Você também precisa cuidar para que o estoque não fique lotado. Por isso, programe as entregas de acordo com a sua demanda.
- Ferrugem: A ferrugem é normal e provavelmente vai acabar chegando nos materiais de aço. Porém, não tem problema. Se for superficial, o material ainda pode ser usado sem comprometimento da estrutura. Lembre-se de não utilizar óleos ou graças para tentar evitar esse processo. O uso desses materiais torna inviável a estrutura do aço, já que não criará mais aderência com o concreto.
Esses são os cuidados que você precisa ter com as ferragens na construção civil. Seguindo essas dicas, fica mais fácil manter a qualidade dos materiais e a eficiência dos serviços que você vai prestar.