Estrutura metálica x estrutura em concreto armado
Está sem tempo para ler? Aperte o reproduzir abaixo e ouça o post em áudio!
O planejamento da obra é um dos processos mais importantes na construção civil. Já que é nesse momento que você precisa verificar todos os recursos disponíveis, o prazo, a qualidade dos materiais, entre outros fatores.
Dentre essas escolhas que precisam ser feitas, a decisão sobre o material com que será feita a estrutura é fundamental. Então, estrutura metálica ou em concreto armado? Você sabe qual a melhor?
A fim de te ajudar nesse assunto, fizemos esse artigo mostrando as características de cada uma delas. Acompanhe abaixo para saber mais.
Execução
Quando se trata da execução há uma diferença bem grande entre as duas opções. A estrutura de concreto armado precisa ser produzida toda na obra. Enquanto a metálica é apenas montada no local, já que sua produção é feita em fábrica.
Materiais
Em suma, a estrutura de concreto exige mais materiais do que a metálica. Na primeira, você vai precisar de areia, brita, tinta, água, cimento, madeira, serrote, entre outras ferramentas. Já na metálica, são necessários somente parafusos, aço e tinta.
Espaço
É difícil estimar a quantidade de espaço que a estrutura em concreto irá utilizar. No caso da metálica, é possível saber antes de produzir. Assim, os erros são bem menores.
Mão de obra
A estrutura de concreto armado necessita de muito mais operários do que a metálica, já que a segunda é apenas montada. Porém, a estrutura metálica exige uma mão-de-obra mais especializada. Esse fator acaba tornando os funcionários mais caros e difíceis de encontrar.
Peso
O peso é um dos requisitos mais importantes a se avaliar. E, mais uma vez, a estrutura metálica tem mais vantagens. A fundação fica mais leve pela quantidade de blocos que serão usados, aliviando assim a tensão nas vigas e colunas.
Barulho
A estrutura metálica causa mais problemas nesse caso. Assim, depois de pronta, é mais fácil ouvir barulhos do andar de cima, descargas, conversas e dependendo dos proprietários, isso pode incomodar. No caso do concreto armado isso não acontece, já que as paredes são mais grossas e ajudam na diminuição dos ruídos.
Resistência
Quando se trata de resistência, as duas opções ficam empatadas. Uma vez que ambas oferecem a resistência e a segurança necessária para a estrutura de obras.
Temperatura
A estrutura metálica pode deixar o ambiente mais frio no inverno, e quente no verão. Isso porque ela não retém a temperatura do ambiente e deixa a sensação maior do que ela realmente é. A estrutura de concreto armado é diferente. Pois ela retém o calor e o frio, tornando o ambiente mais aconchegante.
Valor
Aparentemente, a estrutura metálica é mais cara. Porém, quando se consideram os materiais que serão utilizados para produzir a estrutura de concreto, dessa forma, a metálica ainda sai mais barata.
Prazos
O prazo de entrega é um dos itens que mais difere as duas alternativas. A estrutura metálica é bem mais rápida. Isso porque enquanto as fundações estão sendo feitas, a parte estrutural também já é construída. Já no caso do concreto, a estrutura só começa a ser construída depois da fundação, o que desacelera o processo.
Proteção contra incêndios
A estrutura de concreto não precisa de muitos recursos para proteger contra o fogo. Já a metálica precisa de um projeto para evitar qualquer problema nesse sentido.
Estrutura metálica x Estrutura em concreto armado
As duas opções têm prós e contras. Por isso, é preciso avaliar quais são seus objetivos com aquela construção. Na maioria das vezes, a estrutura metálica ainda sai ganhando.
Se você quiser conversar com especialistas no assunto, pode entrar em contato com a Giassi Ferro e Aço para te ajudarmos a escolher a melhor opção para a sua obra.