Flambagem nos pilares e a Importância dos estribos NBR6118

Você já ouviu falar de flambagem? Ou sabe o que é e qual a função de um estribo? Se ainda não, esse texto foi criado para você. Aqui, vamos deixar claro o que são esses dois itens e explicar suas respectivas funções. Assim, você pode aprender um pouco mais sobre o mundo da construção civil e garantir segurança e qualidade a qualquer obra que for desenvolver.

Flambagem nos pilares

Quem é da área de construção civil já deve ter ouvido falar sobre a flambagem nos pilares. Mas você sabe o que exatamente é essa flambagem?

Ela é um tipo de fenômeno que acontece nas peças chamadas de esbeltas, quando essas são submetidas a um esforço de compressão axial. As peças esbeltas são aquelas em que a área de seção transversal é pequena, de acordo com seu comprimento.

Sendo assim, a flambagem é como uma instabilidade elástica no pilar.

Como calcular a flambagem do pilar?

Devido a estudos da construção civil, é possível prever se uma peça irá sofrer a flambagem. Para isso, é preciso fazer um cálculo que dará a resposta correta. Por isso, esse cálculo é chamado de índice de esbeltez.

Em um primeiro momento, é preciso calcular esse índice e depois compará-lo ao índice de esbeltez crítico. Se o índice crítico for maior que o de esbeltez (já padronizado do material), o pilar irá sofrer a flambagem.

O que é um estribo?

Os estribos são materiais da construção civil utilizados na produção de colunas de ferro, na maioria das vezes. São como formas retangulares feitas com fios nervurados.

Sua função é garantir que a armadura principal fique bem posicionada, tanto positiva quanto negativa. Assim, ele também auxilia para deixar a estrutura mais forte e no aumento de resistência a esforços cortantes que estejam presentes em vigas, por exemplo.

A importância dos estribos

O estribo é utilizado frequentemente na construção civil. Ele é uma peça muito importante no processo, já que é responsável por envolver as colunas de ferro.

Essas colunas de ferro têm como função sustentar as vigas e paredes de residências e edifícios. Por isso, ele é extremamente fundamental nas obras.

As barras de aço ou colunas de ferro (elementos estruturais da obra), têm sua fixação feita pelos estribos. Portanto, eles são uma parte essencial na montagem da armadura.

Apesar de ser utilizado principalmente em casas e empreendimentos, o estribo pode ser utilizado, algumas vezes, na produção de baldrames e sapatas.

É importante lembrar que se cada etapa e cada material do processo de sustentação de uma obra não estiver em perfeitas condições, o risco de algum problema acontecer é realmente grande. Nesse caso, podemos perceber como os estribos são importantes na parte de sustentação.

 

Para quem vive o dia a dia do canteiro de obras é muito importante ter o claro conhecimento do fenômeno da flamabagem e da peça estribo. Isso porque, esses dois itens são fundamentais para garantir a segurança, a resistência, a qualidade e o fortalecimento de uma obra da construção civil.

Se você ficou com alguma dúvida sobre o que foi explicado aqui no texto, entre em contato conosco.