A importância da mão de obra especializada na construção civil
Está sem tempo para ler? Aperte o reproduzir abaixo e ouça o post em áudio!
Contar com uma mão de obra especializada na obra significa otimizar a utilização de técnicas e dos materiais para a construção. Essa medida ocasiona na redução de custos e na entrega de obras bem executadas. A mão de obra especializada é a garantia de que o resultado final seja de qualidade. Assim, o retrabalho e ajustes de última hora são descartados.
É fato de que, na construção civil, todo o investimento direcionado à especialização dos colaboradores se reverte em uma economia real no final do projeto. Isso acontece porque tentar economizar com a mão de obra resulta em reparos e emendas que elevam os custos. Além disso, um projeto de nível inferior ao esperado é entregue, o que pode gerar a insatisfação do cliente.
Inimigo oculto
À primeira vista, a entrega de uma obra realizada sem uma mão de obra capacitada parece perfeita. No entanto, os problemas costumam a aparecer quando o produto começa a ser utilizado. Muitas vezes, são detalhes que não tiveram a atenção devida na fase de construção, justamente porque o colaborador não possui um treinamento adequado para observar determinados procedimentos.
Tais problemas que surgem conforme o produto é utilizado, na maior parte dos casos, requerem ajustes que geram mais gastos. Ademais, estes problemas também causam outras inconveniências ao dono. Um exemplo clássico de obras que foram realizadas sem a mão de obra especializada, são as famosas rachaduras em paredes, infiltrações e banheiros e cozinhas, pátios e garagens que não escoam água adequadamente, entre outros. São pequenos detalhes que não foram rigorosamente planejados e executados durante a fase de construção.
Vantagem competitiva
Investir na qualificação de colaboradores que executam a obra se reverte em vantagem competitiva no segmento da construção civil. Obras bem executadas, que não exigem reparos futuros contribuem para a satisfação do cliente final e para a excelência de trabalho da construtora.
A necessidade de dispor de uma mão de obra especializada se torna ainda mais evidente quando técnicas específicas são utilizadas. Técnicas como paredes de drywall, uso de pré-moldados, entre outros, demandam capacitação de quem as manipulam.
Essas técnicas, quando não são executadas por colaboradores capacitados, podem gerar grandes desperdícios de material, além de apresentarem problemas de acabamento e funcionalidade após a entrega. Em diversas ocasiões, há a necessidade de refazer parte da obra com uma equipe especializada.
Por esse motivo, empresas que já utilizam mão de obra capacitada estão um passo à frente de seus concorrentes. Estas empresas executam as obras em menos tempo, com mais qualidade, eliminando o retrabalho e a geração de custos extras.
A qualificação como forma de valorizar o colaborador
Sob a perspectiva do colaborador, trabalhar em uma empresa que valoriza suas aptidões é algo recompensador. A possibilidade de qualificação estreita os laços entre empresa e colaborador, permitindo que esse último trabalhe com mais comprometimento.
Um colaborador que trabalha com a consciência da confiança que lhe é depositada, além de trabalhar com mais tranquilidade, atenta-se ao planejamento da obra e seus pormenores, a fim de entregar o melhor ao cliente. O colaborador valorizado compreende que carrega o nome da empresa e faz questão de superar as expectativas.