O aço na construção de arranha-céus

Está sem tempo para ler? Aperte o reproduzir abaixo e ouça o post em áudio!

A construção de arranha-céus não é realizada da mesma maneira de outros tipos de obras. Esses prédios são considerados os maiores do mundo e, por isso, possuem muito mais andares e um projeto bem mais elaborado.
O aço, importante componente da construção civil, é um dos principais materiais utilizados nesses casos. Isso porque oferece grande resistência e segurança.
Nesse artigo, vamos explicar as etapas de construção de um arranha-céu e qual o papel do aço nessas obras.

A importância do aço

O aço e o concreto são os principais responsáveis por existirem arranha-céus hoje. Isso acontece porque esses dois materiais conseguem oferecer a resistência e a sustentação que uma obra dessa dimensão precisa. Desde que iniciaram esse tipo de construção, o aço foi sendo alterado para oferecer melhores resultados sempre que utilizado.

Elevadores

O aço é, sim, um material extremamente importante para construir um arranha-céu, mas ele não precisa somente do concreto. Os elevadores também são grandes responsáveis pelo desenvolvimento dessas obras.
Com um número imenso de andares e sem elevadores, seria quase impossível subir e descer todos os dias as escadas, para morar ou trabalhar, de um local assim.
Por isso, existem algumas pessoas que dizem que sem elevadores, não existiriam arranha-céus. Vale lembrar, também, que eles estão muito mais seguros e resistentes do que antigamente.

A sustentação do arranha-céu

A partir de agora, vamos conferir algumas etapas da construção do arranha-céu e destacar os pontos onde o aço se faz necessário.
Como é uma obra gigantesca, um dos principais itens a se observar é a sustentação. Essa parte precisa ser extremamente resistente e garantir a segurança das instalações que serão construídas.
O aço já aparece logo nessa parte da obra. As escavações, nesses casos, precisam ser realizadas com rocha sólida, abaixo da terra superficial. Quando o solo já está aberto, são colocadas estruturas de ferro que precisam sustentar os vergalhões. Depois, acrescenta-se o concreto para fixar.
Por ter alta resistência, o aço é um material altamente recomendado para formar essas estruturas citadas acima.

Colunas

O aço também está presente nas colunas responsáveis por tornar o arranha-céu realmente alto. Aqui, é como se o aço fosse os ossos do corpo humano, que sustentam o resto.
Se essas colunas fossem desenvolvidas com outro material, como tijolo, por exemplo, o prédio iria desmoronar em algum momento.

Primeiros andares de um arranha-céu

Na hora de construir, é preciso entender onde cada instalação do prédio vai se encontrar. E, são nos primeiros andares que os recursos coletivos se encontram. Academias, áreas de lazer, locais de segurança, depósitos, entre outras áreas.

Área externa do arranha-céu

Nesse caso, vai variar de acordo com o tipo de construção. No caso de prédios comerciais, é mais frequente o uso de fachadas de vidros ou materiais mais atrativos. Já no caso de prédios residenciais, o mais comum são paredes de tijolos.
É fácil de identificar que o aço é responsável por sustentar toda a estrutura do arranha-céu, ou seja, ele é a base da obra. Você imaginava que esse material era assim tão importante no processo?
Se quiser entender um pouco mais sobre as aplicações do aço na construção civil, confere os artigos do nosso blog. Com certeza você vai encontrar dicas bem interessantes.