Qual a diferença entre a serralheria e a marcenaria?
Está sem tempo para ler? Aperte o reproduzir abaixo e ouça o post em áudio!
Saber a diferença entre a serralheira e a marcenaria facilita na hora de recorrer aos profissionais certos para obter soluções pontuais para a sua casa ou obra.
A essência do trabalho dessas duas atividades é muito diferente e você verá como esse é um detalhe que irá influenciar na sua escolha.
Pense no que você precisa nesse momento:
- Algo estrutural em um tipo de metal, como corrimões, portões, grades, esquadrias ou janelas?
- Ou objetos em madeira úteis para a casa, como móveis e peças decorativas?
Veja que responder a uma dessas perguntar irá direcionar o profissional correto. Então, acompanhe as definições a seguir:
A Marcenaria
A marcenaria é o estabelecimento que trabalha com madeira. Embora seja comum que haja móveis em exposição na entrada desses locais, não é sua única atividade.
Ali se faz fabricação, montagem e reparação de móveis, criação de painéis, objetos de decoração e utilitários e outros projetos em madeira.
A marcenaria pode usar madeira maciça ou folhas de madeira, MDF e outros laminados de madeira industrializados.
A depender do projeto, o marceneiro pode criar um objeto do zero de acordo com as medidas e especificações solicitadas pelo cliente.
Muitas pessoas também recorrem às marcenarias por causa dos entalhes e detalhes dos móveis e objetos decorativos feitos de forma precisa e delicada.
A Serralheria
A serralheria produz peças em metais essenciais para obras de construção, como grades, portas, portões, janelas, esquadrias e estruturas metálicas.
O ferro e o alumínio são algumas das matérias-primas básicas do serralheiro.
A serralheria pode fazer parte de um canteiro de obras, o que facilita a produção de estruturas, por exemplo.
Outra forma comum desse estabelecimento ser encontrado é como oficina ou indústria.
O que mais diferencia o marceneiro do serralheiro?
A marcenaria pode ser considerada um trabalho em madeira mais artístico e menos industrial. Móveis sob medida, por exemplo, primam pelo acabamento.
É o marceneiro aquele profissional confiável que você pode consultar para criar utilitários, como baús e cadeiras e peças decorativas. É comum que algumas marcenarias se especializem em um tipo de serviço.
Já a serralheira oferece materiais indispensáveis para uma construção ou estrutura, basta pensar nas esquadrias, toldos e também nos portões automáticos.
Você pode tanto encontrar uma serralheira que faz diversos produtos e em tipos de metais ou especializadas em portões e apenas em ferro, por exemplo.
Ao saber a diferença entre a serralheria e a marcenaria, fica mais fácil solicitar o serviço que atende a sua necessidade, não é mesmo?