Saiba tudo sobre vergas e contravergas

Quem trabalha com construção civil sabe que existem inúmeras peças no mercado que são responsáveis por diferentes funções em uma obra. Cada uma dessas peças é extremamente importante para a qualidade e a segurança da construção. Por isso, neste texto, vamos explicar um pouco mais sobre dois elementos crucias em vãos de paredes de alvenaria: as vergas e contravergas.

O que são vergas e contravergas

As vergas e contravergas são elementos estruturais que auxiliam na distribuição de carga e tensões em uma construção. Normalmente, são utilizadas em portas e janelas.

Os dois elementos ficam em locais diferentes. Assim, as vergas são colocadas na parte de cima dos caixilhos. Elas têm como função prevenir a fissuras no centro e nas bordas da abertura.

Já as contravergas ficam na parte inferior dos vãos. Seu objetivo também é evitar as fissuras. Para isso, não permitem que o esforço cortante da alvenaria se acumule.

Apesar de serem fundamentais, muitas vezes, as contravergas não são utilizadas em construções informais. Por esse motivo, costumamos ver rachaduras em paredes de casas mais antigas, por exemplo.

Aqui, vale lembrar a importância de um profissional e de materiais qualificados para qualquer obra, independentemente do seu tamanho. Assim, não existem riscos de danos no futuro.

Transpasse das vergas

Tanto nas vergas como nas contravergas, o transpasse é essencial. Sem ele, as peças se tornam inúteis no local. É importante que ela cubra todo o vão das janelas e portas e seja inserida rapidamente na alvenaria.

Quando falamos das vergas, o transpasse que é feito é de 1/10, de acordo com o tamanho do vão. Lembre-se que ele nunca deve ser menor do que 30 cm. Dessa maneira, você garante que a carga está sendo distribuída de maneira correta para os dois lados.

As vergas são executadas no concreto que normalmente é utilizado (o convencional), com brita um ou zero, e precisam ser preenchidas com dois ferros com bitola 8 mm.

Se acontecer de o vão ultrapassar 1 metro e 20 centímetros, é preciso fazer o dimensionamento com a viga armada.

Transpasse das contra vergas

Como possuem a mesma função, o procedimento aqui é o mesmo. Assim, o dimensionamento precisa ser sempre maior que 30 cm. Mas, se o vão for maior que o normal, precisa ter a proporção de 1/5 do vão.

Se duas esquadrias ficarem muito próximas, é interessante fazer um elemento contínuo. Dessa forma, a resistência é maior.

Fabricação de Vergas e Contra Vergas

Essas peças podem ser pré-moldadas de concreto ou fabricadas na própria obra. Normalmente, quando são feitas no local, é preciso de um bloco de canaleta que vai servir como forma para as vigas.

As construções de porte menor, costumam fazer no local mesmo. Já as maiores procuram as pré-moldadas com mais frequência.

Normalmente, as vergas e contravergas são executadas em concreto armado. Mas, em alguns casos, elas podem ser feitas com madeira também.

Pronto, agora você já sabe um pouco mais sobre as vergas e contra vergas e consegue fazer o seu trabalho na construção com mais segurança. Portanto, lembre-se de sempre oferecer atenção total aos detalhes para evitar que algo errado aconteça mais para frente.