Tubos de aço: com ou sem costura?

O tubo de aço é um dos materiais mais versáteis do mercado. Isso acontece porque ele pode ser utilizado em diferentes tipos de estrutura e ainda oferece uma resistência maior. Mas, você sabe qual a diferença dos tubos de aço com costura e sem costura? Se ainda não, pode continuar com a gente que você vai descobrir a resposta. Vamos lá?!

Tubos de aço

Os tubos de aço são frequentemente utilizados na construção civil, principalmente quando falamos de mecânica e metais. Podem ser usados para compor estruturas ou em tubulações de esgoto, por exemplo.

Existem dois tipos de tubos de aço: os com e os sem costura, com falamos anteriormente. Essa variação costuma trazer algumas dúvidas na hora de escolher a melhor opção para o que está sendo construído. Qual utilizar? Qual o melhor para cada ocasião? Por isso, vamos explicar aqui quais as principais diferenças e onde usar cada tipo. Assim, você terá mais segurança e tranquilidade na hora de decidir.

Tubos de aço com Costura

Os tubos de aço com costura são aqueles populares, que você vai encontrar com mais facilidade no mercado. Isso porque são mais baratos e costumam ter opções à pronta-entrega .

Ele é fabricado a partir de uma chapa de aço que é dobrada para que suas extremidades sejam unidas. Forma, assim. o formato do tubo. Depois desse processo, os pontos de contato são soldados. Por esse motivo, é denominado como tubo de costura.

Esse tipo de tubo possui espessuras, metragens e diâmetros diferentes. Além disso, sua outra vantagem é que é mais fácil de limpar.

Os tubos com costura podem ser utilizados em diversas indústrias, como usinas de açúcar, máquinas e equipamentos, automobilística, fabricação de móveis, entre outras.

Tubos de aço sem costura

Diferente do tubo anterior, a opção sem costura não tem nenhum tipo de soldagem. Sua confecção acontece pelo aquecimento de um cilindro maciço de aço. O miolo desse cilindro é resfriado e retirado. Esse processo permite que não haja a soldagem, sendo assim, torna-se um tubo sem costura.

Esse modelo é mais utilizado em casos que necessitam de precisão, confiança e até utilizam mais pressão no material. Alguns exemplos são pistões hidráulico, caldeiras, construção civil.

Vantagens do tubo de aço com costura

O tubo de aço com costura é mais barato, como falamos acima. Mas, além dessa vantagem, ele também é um produto mais acessível, ou seja, você encontra facilmente nas lojas de construção civil.

Por fim, se você considerar todo o contexto, os tubos com costura também valem a pena pois possuem uma higienização mais fácil, tornando mais prática sua limpeza.

Vantagens do tubo de aço sem costura

Já os tubos de aço sem costura são conhecidos pela sua alta resistência. Quando falamos de confiança, o mais indicado é este. Além disso, ele possui uma flexibilidade maior e grande precisão.

Agora ficou mais fácil saber qual tubo de aço escolher, né?! Você pode encontrar algumas opções com a Giassi Ferro e Aço! Entre em contato com a gente para saber um pouco mais.