Vergalhões de aço: Como são fabricados?

Você sabe o que são os vergalhões de aço? Eles são muito utilizados na construção civil por sua resistência e baixo custo. Neste artigo, vamos explicar um pouquinho mais sobre como ele é fabricado e quais as vantagens de utilizá-lo. Vamos lá?

O que é?

Antes de falar sobre a sua fabricação, é importante você entender o que exatamente é o vergalhão de aço. Na verdade, ele nada mais é que uma barra de aço. Tem a função de segurar e reforçar estruturas feitas de concreto, como fundações, lajes, pilares e vigas.

Seu tamanho e espessuras são variáveis, mas, normalmente, o mais utilizado é o de 12 metros.

A fabricação dos vergalhões de aço

Para fabricar os vergalhões de aço é utilizado o ferro-gusa, um elemento que é derivado do minério de ferro pelo carvão e calcário. Junto ao ferro-fusa é colocada a sucata de aço. As quantidades dos dois elementos são variáveis, pois dependem da disponibilidade da matéria-prima no momento em que é feita. Mas, normalmente fica entre 60-40% ou 90-10% (sendo, respectivamente, ferro e sucata).

Para fundir, os dois componentes são colocados em fornos elétricos que possuem reações químicas de redução. Depois, o ferro é refinado, têm seu excesso de carbono removido nos conversores de oxigênio para diminuir as impurezas. Nesse momento, ele já se torna aço.

Mas, o processo de fabricação ainda não termina por aqui. Essa mistura, que já é aço, é novamente refinada e recebe alguns tratamentos para melhorar suas propriedades, como, por exemplo, modificar a estrutura cristalina ou reduzir tensões.

Em seguida, o aço passa por um dispositivo chamado lingotamento contínuo. Ali, ele é moldado, resfriado e colocado nas dimensões escolhidas, também chamadas de tarugos.

Por fim, depois de reaquecido e com o diâmetro correto, o aço é laminado e o vergalhão já está pronto.

Vantagens

Já sabemos o que é o vergalhão e como ele é fabricado. Mas você sabe quais são as vantagens de utilizá-lo na sua construção?

Um dos maiores benefícios é que o material oferece bastante força e resistência para as estruturas em que é colocado. Assim, fornece também mais segurança para a obra e tranquilidade para quem está construindo.

Além disso, o vergalhão tem baixo custo (que também é um dos motivos de ser utilizado com frequência). Com o valor acessível, o custo-benefício do material é excelente. O fato de ser reciclável também é um benefício, principalmente, para as empresas que tem uma preocupação maior com a sustentabilidade.

Agora que você já sabe como os vergalhões de aço são fabricados e quais suas vantagens, já pode optar por ele sem preocupações na hora de construir. Se tiver alguma dúvida ou sugestão, pode entrar em contato conosco.